São Pedro do Piauí | Zona rural comemora atendimentos da saúde

"Eu não sabia nem o que era", disse a aposentada Maria Nelsa usuária dos serviços.

Os serviços em saúde do município de São Pedro do Piauí, desde o ano de 2017 vêm sendo descentralizados em busca de melhorias e proporcionar mais acessibilidades aos cidadãos são-pedrenses usuários dos mesmos.

Na última terça – feira (07/04) a equipe de reportagem do nosso site esteve na localidade Brejo que fica localizada à cerca de 50 km da zona urbana para constatar os atendimentos que são oferecidos aos moradores da localidade.

A Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo atendimentos como exames laboratoriais, fisioterapias, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistência social e profissional do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).

Em entrevista a nossa equipe, a senhora Maria Nelsa que é aposentada e vive há anos na localidade disse: “em não sabia nem o que era” quando perguntamos sobre os atendimentos que estão sendo realizados diretamente na comunidade onde reside. Ainda em conversa, Maria afirma que depois de passar por várias sessões de fisioterapias, cerca de ano de acompanhamento, recuperou os movimentos de suas pernas que dificultavam a locomoção dentro de sua própria residência.

Esse trabalho de descentralização dos atendimentos proporciona uma melhor comodidade dos usuários, tendo em vista a distancia e a dificuldade de transportes dos mesmos para se dirigirem até os pontos de atendimentos na cidade.

“Nós encontramos uma zona rural com mais de 50 km de extensão desassistida pelos atendimentos de saúde com especialidades. E Para essas pessoas que vivem na zona rural havia uma grande dificuldade para se locomoverem até a sede do munícipio, foi quando decidimos levar esses atendimentos para mais próximo delas e hoje vemos os bons resultados”, afirmou Hallyny Ferreira coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A Secretaria de Saúde têm trabalhado bastante para atender toda a demanda existente na zona rural do município, levando profissionais até as comunidades com UBS (Unidades Básica de Saúde) e aqueles usuários que residem distante são transportados até o local de atendimento.