Saúde de São Pedro do Piauí inicia Programa de encoleiramento canino

A ação é parte do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde

O município de São Pedro do Piauí recebeu a equipe do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde.
Durante o encontro com a Secretária Municipal de Saúde, Maria Lima e sua equipe de profissionais, foi lançado o Programa de encoleiramento no município.
A ação visa o combate a Leishmaniose Visceral com a aplicação de coleiras caninas impregnadas com inseticida Deltramina, que repele a aproximação do vetor de transmissão da doença no animal, protegendo o cão e consequentemente o ser humano.
Em visitas a localidades propícias a proliferação do mosquito, os técnicos colocaram armadilhas para a captura do mosquito transmissor.
Através da Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI), o município foi contemplado com 120 coleiras e 200 braçadeiras que serão utilizadas nos animais.
Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes o Coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, José Gregório e o Agente de Saúde Pública Antônio Luiz, que juntos conduziram um treinamento para a equipe local de Zoonoses.